São Bernardo do Campo rumo à Eletromobilidade


Quem passa hoje pelo centro de São Bernardo do Campo não tem noção de suas origens com ruas de terras, carroças e cavalos que formavam o cenário da época, com o começo das ocupações no Brasil pelos Bandeirantes o centro urbano se desenvolveu através das estradas coloniais. E somente em 1933 foram demarcadas as primeiras ruas, a Principal, hoje Marechal Deodoro, a Rua da Constituição (Santa Filomena), as ruas laterais da Igreja Matriz (Rio Branco e Padre Lustosa) e a atual Dr. Flaquer.
Na década de 50 a população aumentou, muitas fábricas se instalaram na cidade, e assim a Prefeitura se viu obrigada a pavimentar as ruas para suportar aproximadamente os 4 mil veículos que transitavam pela cidade. Após 19 anos surgiram a Av. Francisco Prestes Maia e a Brigadeiro Faria Lima construídas sobre os córregos da cidade, dando uma nova configuração a São Bernardo do Campo.

Garagem da Viação ABC, bairro Ferrazópolis. Na foto, um ônibus modelo Caio Bossa Nova. 
Foto do site da Viação ABC.
Em 1970 contabilizava já aproximadamente 18 mil veículos nas ruas, a cidade cresceu em direção a periferia, o que exigiu a construção de ruas que ligavam o centro aos bairros.
Em 2018 São Bernardo do Campo conta com aproximadamente 800 mil moradores e 561 mil veículos licenciados. E para quem anda nas ruas da cidade tem grande dificuldades de mobilidade devido ao fluxo intenso de carros circulando nas ruas, não só os veículos de São Bernardo, mas também os que chegam dos outros pontos do ABC Paulista.  Mesmo ocupando o 2º lugar no ranking em transporte entre as 10 maiores cidades de São Paulo (2017), muitos moradores ainda sentem a dificuldade de se locomover devido ao trânsito intenso não apenas no centro, mas dentro dos bairros. Enquanto os veículos aumentam o transporte públicos é falho.
Muitos moradores vibraram quando o prometido metrô no ABC ia chegar, mas é um projeto que ainda não saiu do papel, sendo São Bernardo a única cidade que possui um projeto de grande porte para a melhoria do trânsito, foram construídos 11 corredores exclusivos e quatro terminais de ônibus.  Para melhorar e viabilizar outros modais de transportes, a prefeitura construiu 5 quilômetros de ciclo faixa na cidade, localizadas na AV. João Firmino e Pery Ronchety.
Por São Bernardo já vemos circulando alguns veículos elétricos levíssimos, como bicicletas elétricas e hoverbords, sem contar o numero de bicicletas convencionais que aumentaram nos últimos anos devido ao grande tempo de deslocamento de um ponto ao outro.
Conforme Eneida Moretto, moradora do Jd. Petroni em São Bernardo do Campo ela espera por três ônibus para conseguir embarcar, e para ela só serve um deles, e por conta de acidentes e trânsitos a Eneida fica parada e se atrasa para o trabalho, porque as vezes às 7 horas da manhã as ruas já estão paradas.

“Penso em comprar uma bicicleta elétrica, já que tem ciclovia na Pery Ronchety e o custo muito baixo para a recarga e tem menos impacto ao meio ambiente”. Comentou Eneida para a equipe PlugUp.

Com o propósito de criar oportunidades  e opções de melhoria na mobilidade urbana a Silium E-Bike abriu sua loja em São Bernardo do Campo, dando a opção de alugueis e compras de e-bikes, localizada na Av. Senador Vergueiro em frente ao Carrefour, eles contam com uma ampla linha de produtos escolhidos diretamente pelo site, podendo optar pelo serviço de leva e traz, retirando na loja ou nos pontos de apoios.







Comentários

  1. Realmente o trânsito em São Bernardo do Campo a cada dia se torna mais caótico.

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