Eletromobilidade: indústria de logística "carregada"

Os veículos elétricos não desempenham apenas um papel no ambiente privado. Como o volume de entregas nas cidades está aumentando continuamente, o setor de logística também deve lidar com o tema da mobilidade elétrica. Alguns serviços de encomendas expresso estão assumindo um papel pioneiro a esse respeito.



O e-commerce é um mercado que vale bilhões de euros e vem registrando taxas de crescimento rápido há anos. Isso não é surpreendente, já que em nenhum outro lugar é tão conveniente fazer compras quanto na Internet. As entregas geralmente são feitas no dia seguinte. No entanto, essa conveniência também tem um lado negativo e está colocando desafios para o setor de logística. Devido ao incontável número de pedidos, o volume de entrega e o tráfego de mercadorias estão se tornando mais densos. Isso é um problema, especialmente nas cidades. Porque lá, as empresas de entrega devem trazer um grande número de pacotes para diferentes destinatários.

Isto significa que a poluição ambiental e sonora é principalmente um problema nas aglomerações urbanas. A mobilidade elétrica é, portanto, um componente elementar de conceitos sustentáveis. No entanto, os veículos elétricos têm desempenhado um papel mais importante na vida privada do que no setor de logística. Os especialistas estão, portanto, examinando como as entregas podem ser feitas no futuro, tanto em termos de eficiência de recursos como de compatibilidade urbana.

Eletro mobilidade moldará o futuro no setor de logística

Mas será que os veículos ecologicamente corretos realmente serão lucrativos e poderão acompanhar os modelos convencionais? Steffen Raiber vem examinando essas questões relacionadas à mobilidade elétrica há alguns anos. O chefe do Departamento de Sistemas de Entrega Urbana do Instituto Fraunhofer de Engenharia Industrial (IAO) e sua equipe realizaram um teste de campo sobre a mobilidade elétrica nas cidades como parte do projeto "transporte comercial logístico urbano" juntamente com o correio expresso Os prestadores de serviços de encomendas, Deutsche Post DHL, DPD e UPS, descobriram que há um grande potencial no setor de logística, porque o volume de consignação continuará a subir nos próximos anos e os regulamentos também se tornarão mais restritivos. veículos que entram nas cidades e limites de emissão.

Ainda não há grandes veículos elétricos na Alemanha

Uma mudança de pensamento está, portanto, ocorrendo na Alemanha atualmente. No entanto, a despedida do motor diesel convencional ainda levará algum tempo. "Veículos elétricos de grande porte ainda não são econômicos. Por outro lado, as classes de peso mais leve já podem competir muito bem com os veículos convencionais a diesel", disse Raiber. Nas zonas rurais, os modelos de veículos pequenos são utilizados em maior medida. Embora o volume de entrega seja menor que nas conurbações, os receptores vivem mais separados. Nas cidades, as empresas de entregas tendem mais a operar modelos de veículos na classe Sprinter ou até mesmo veículos com peso de 7,5 toneladas. E precisamente aqui está o desafio: é necessário um maior número de veículos de entrega elétrica espaçosos.

Indústria de logística apoiando soluções ecologicamente corretas

A Deutsche Post DHL é o provedor de serviços de encomendas expressas que está principalmente promovendo e tornando sustentável o tópico da mobilidade elétrica no setor de logística. Com a Street Scooter, a Deutsche Post DHL é o primeiro grupo de logística a desenvolver seu próprio veículo elétrico adequado para entrega de encomendas. O veículo elétrico agora está sendo introduzido em todos os lugares. A médio prazo, toda a frota de entregas na Alemanha será substituída por veículos elétricos. A UPS também está usando transportadores elétricos em uma extensão crescente. No entanto, eles não são veículos desenvolvidos pela própria UPS, mas sim são vans de diesel convertidas.

Eletro mobilidade deixa de ser um pensamento positivo apesar dos desafios

A mobilidade elétrica não é mais uma ilusão para muitas empresas do setor de logística. No entanto, um desafio ainda é colocado pela conexão da rede elétrica no depósito particular do veículo. "Ainda não há problemas com o fornecimento de energia para um pequeno número de veículos elétricos em cada local", disse Raiber. "Se mais veículos devem ser conectados à rede elétrica, há necessidade de uma nova conexão e um sistema inteligente de gerenciamento de cobrança. Um sistema que gerencia a eletricidade disponível sem exigir muita energia. No entanto, ambos são caros". Além disso, segmentos maiores de veículos, como o Mercedes Sprinter e superior, contêm apenas conversões em vez de veículos elétricos. "Esta não é uma solução permanente para empresas de entrega de encomendas", disse Raiber. "Que'

Veículos elétricos de entrega moldarão a paisagem urbana no futuro

Raiber está otimista de que os veículos de entrega eletrificados serão uma característica permanente da paisagem urbana nos próximos cinco a dez anos. "Na Alemanha há perfis de rota suficientes, onde veículos elétricos podem ser usados ​​sem restrições. Isso porque um grande número de viagens pode ser realizado com um alcance de 100 quilômetros", disse Raiber. Também haverá proibições de dirigir nas cidades no futuro próximo. Stuttgart é um exemplo disso. Se as medições feitas em 2018 mostrarem valores excessivamente altos de partículas, os proprietários de carros não poderão dirigir seus veículos a diesel. O tráfego de entrega ainda não é afetado por este regulamento. No entanto, é questionável quanto tempo esta situação durará. Fabricantes de automóveis estão se preparando para esses desenvolvimentos e construirão veículos maiores no futuro. Se todos tiverem que comprar um veículo elétrico de entrega, todos incorrerão em custos similares. Isso também não representará uma interferência na competição ", disse Raiber." Na verdade, não haverá mais desculpas. "
Sob a direção científica do Instituto Fraunhofer de Engenharia Industrial, os três grandes fornecedores de serviços de encomendas Deutsche Post DHL, DPS e UPS cooperaram entre si dentro do projeto de vitrine "Transporte comercial de logística urbana" até o verão de 2016. Durante os testes de frota em Stuttgart, Karlsruhe e Ludwigsburg, os parceiros usaram diferentes transportadores movidos a energia elétrica por um período total de quatro anos.O Instituto Fraunhofer está examinando quanto potencial existe para a eletrificação do tráfego de entrega nos centros das cidades.Os cientistas também estão desenvolvendo cenários futuros delinear o uso futuro de veículos elétricos no setor de logística.

Comentários