Longa distância e mobilidade: como funciona uma estação de carregamento rápido

A faixa baixa e os longos tempos de carregamento são considerados os maiores déficits dos veículos elétricos hoje. Estações de recarga rápida podem compensar essas deficiências e transformar a mobilidade eletrônica em um sucesso de longa distância.



Foto por: Chad Russell

Veículos movidos a eletricidade estão se tornando uma ocorrência mais comum na estrada. Até agora, seu alcance foi limitado devido à capacidade da bateria. A cobertura inadequada das estações de carregamento atrapalha a mobilidade eletrônica de longa distância, e a cobrança também leva muito tempo. O tempo de carregamento depende de dois fatores: eficiência da bomba de carga e projeto técnico do veículo. Na Alemanha, as bombas de carga tipo 2 são comuns. Bombas de carga fornecem 11 a 22 quilowatts, em casos isolados até 43 kilowatts. Estas estações são adequadas para carregamento durante a noite, mas não para estações de carregamento rápidas.
80 por cento em menos de 30 minutos
Por outro lado, uma estação de carga rápida fornece corrente contínua. A energia é alimentada diretamente da bomba de carga para o veículo. Ele é fornecido por um retificador DC eficiente na bomba de carga da rede elétrica, transformador ou baterias de buffer. O sistema atualmente oferece uma saída de cerca de 150 quilowatts - um padrão para o qual todos os conectores são projetados. A saída de carga pode encher a bateria de um veículo elétrico atual por um intervalo de 100 quilômetros em dez minutos.
Neste caso, o método de carregamento da IU (CCCV - tensão constante de corrente constante) é usado principalmente. Neste método, o processo de carregamento inclui várias fases para carregar a bateria em sua capacidade total e, ao mesmo tempo, cumprir as normas de segurança específicas. O processo de carregamento começa com a fase de pré-carga usando um pouco de eletricidade. Esta fase verifica se a bateria está em perfeitas condições. Segue-se a fase de ativação, na qual a eletricidade é mantida no mesmo valor por um período prolongado. Uma vez que a tensão da bateria excede a marca de 3 V, a fase de carregamento rápido começa usando corrente constante para carregar. A fase continua até que a tensão final de carga de 4,2 V seja atingida. O programa de carregamento passou então para uma fase com tensão constante.
Geralmente, durante o chamado carregamento rápido, a bateria é frequentemente carregada para cerca de 80%, porque até esse limite a eficiência da eletrônica de carregamento pode ser usada integralmente. No entanto, após 80%, a corrente de carga é reduzida para evitar sobrecarregar as células da bateria. Consequentemente, o processo de cobrança total consome muito tempo. As baterias modernas podem atingir um nível de carga de 80% em 20 a 30 minutos. Por outro lado, o carregamento completo com CA leva de seis a oito horas. Estações de carregamento rápido com estes tempos de carregamento curtos podem aumentar ainda mais a adequação dos EVs para o uso diário e, assim, transformá-los em um sucesso de longa distância.

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